domingo, 7 de abril de 2013

O GRANDE COMEÇO

Como surgem ideias inovadoras? E até mesmo loucas?

Tudo começou no ano de 2012, aproximadamente no mês de novembro, há exatos 5 meses do início da competição, quando o professor Carlos Gustavo nos apresentou a desafiadora ideia de representar o estado do Amazonas em uma competição internacional. Porque tão desafiador? 

Pelo fato das melhores Universidades do mundo participarem, apresentando projetos inovadores e de alto nível. O nosso time será um deles. Representando a cidade de Manaus-Amazonas, composto em sua maioria por alunos de Graduação, Pós-Graduação da Universidade Federal do Amazonas, Universidade do Estado do Amazonas e da FUCAPI. O time precisava de um projeto. Como elaborar este projeto?

Inicialmente, foram realizadas reuniões, brainstorms, para discutirmos e chegarmos a uma ideia. E elas chegaram! Entre elas: a bactéria armadilha para o HIV “Colitrap”, a detectora de Incêndio “Firebacter”, a jogadora de pacman "Pac-Coli", a indicadora de temperatura “TermoColi”, a espartana “AvengerColi” e a eleita, bactéria produtora de energia elétrica “Electrobacter":

A turminha de bactérias idealizadas por nosso time

Para chegarmos a esta conclusão não foi fácil, cerca de 3 meses discutindo e analisando sobre as ideias. Focávamos muito no produto ao invés dos métodos para a produção do mesmo. Biobricks, Primers, Plasmídeos, Terminadores, Chassis, Regiões RBS, Proteínas, etc.. O que usar?
Em 27 de janeiro foi um dia decisivo, o tal dia X para nossa equipe. Após passarmos o dia discutindo, finalmente decidimos pelo projeto Electrobacter. Foi então que a ficha caiu e percebemos que precisávamos de meios para tornar isso possível. Consegue perceber o quão louco isto é? Estávamos no mês de janeiro e com um prazo final de inscrição de menos de quatro meses! Quatro meses para escrever um projeto inovador e coeso!

ESTAMOS ALCANÇANDO NOSSO OBJETIVO!